MATEMÁTICA EM QUADRINHOS: APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINAR

By 10 de julho de 2020 Sem categoria
Os quadrinhos invadiram as aulas de matemática no Colégio América. A prof. Érika Dagnoni propôs aos alunos das 2ª e 3ª série do Ensino Médio uma atividade de exercício da criatividade em conexão com a matemática: produzir histórias em quadrinhos.
Numa primeira etapa, para conhecerem e imergirem nesse universo, os alunos deveriam escolher tirinhas que possuíssem conteúdos matemáticos e criar enunciados de exercícios que utilizassem as matérias aprendidas nesse semestre.
Em seguido, eles deveriam criar a sua própria história em quadrinhos, em que haveria um problema matemático e a sua solução. Para isso, eles poderiam desenhar seus próprios quadrinhos, adaptar quadrinhos existentes, ou então utilizar aplicativos de criação de histórias em quadrinhos.
Para fazer essas atividades, os alunos tiveram que entender muito bem os conceitos matemáticos, para então, a criarem problemas matemáticos envolvendo a percepção de clareza na comunicação, para obter o sucesso na atividade. Além disso, ao criar seus quadrinhos, os alunos puderam deixar a criatividade e o humor fluírem. Todos capricharam na atividade, a matemática se fez presente e os quadrinhos ficaram incríveis!