Integração com Ensino Superior: Uma Jornada pela Óptica do Olho Humano

By | Uncategorized | No Comments

Em uma aula de Óptica da Visão, o professor Humberto Vinício, do UNIFACIG, trabalhou em parceria com os acadêmicos de Medicina, Winícius Eduardo e Rafael Peixoto, para proporcionar aos alunos do 2º Ano do Ensino Médio uma experiência enriquecedora e envolvente sobre esse tema que une conhecimentos biológicos e fisicos.

Começando por uma apresentação detalhada da anatomia do olho humano, os acadêmicos de Medicina guiaram os estudantes em uma jornada fascinante, explorando cada componente desse órgão tão complexo e fundamental para nossa interação com o mundo. Em seguida, o foco da aula se deslocou para o entendimento das ametropias, ou seja, os problemas de refração que podem afetar a visão. Os acadêmicos abordaram as diferentes condições, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, esclarecendo como cada uma delas influencia a forma como enxergamos o mundo ao nosso redor. Após a apresentação dos acadêmicos, o professor Humberto Vinício introduziu conceitos fundamentais da Física, como ponto próximo e remoto, vergência e o papel das lentes corretivas. Ele estabeleceu uma conexão entre a anatomia do olho e os princípios ópticos que regem o processo da visão.

Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de participar ativamente, fazendo perguntas e interagindo com os acadêmicos. Essa colaboração entre o professor de Física e os acadêmicos de Medicina demonstra a importância de promover atividades educacionais que integrem diferentes áreas do conhecimento. Ao unir a expertise de diferentes campos, os estudantes têm a chance de desenvolver uma compreensão mais abrangente sobre o tema.

Alunos da 2ª Série do Ensino Médio Criam Máquina de Ondas em Aula de Física

By | Uncategorized | No Comments

Nesta quinta-feira (26/09), a turma da 2ª Série do Ensino Médio do UNIFACIG teve uma aula de Física um pouquinho diferente. O professor Humberto Vinício trouxe uma atividade prática e divertida: a construção de uma máquina de ondas. A proposta foi inspirada diretamente da página @facavocemaker, conhecida por promover atividades mão na massa que estimulam o aprendizado de forma criativa e envolvente. Durante a atividade, os alunos puderam explorar diversos conceitos importantes da Física, como o fenômeno da reflexão de ondas e a relação entre frequência e comprimento de onda. Tudo isso de maneira lúdica, construindo e experimentando com suas próprias mãos.

A máquina de ondas, feita com materiais simples, como palitos de churrasco, jujubas e fita adesiva, permitiu que os estudantes visualizassem como as ondas se propagam, como se comportam ao encontrar obstáculos e como diferentes frequências geram diferentes comprimentos de onda. Ao longo da construção e dos testes, os alunos tiveram a oportunidade de discutir, levantar hipóteses e confirmar na prática o que aprenderam em sala.

Além de trazer uma abordagem mais ativa para o ensino de conceitos teóricos, essa prática também incentivou o trabalho em grupo e o desenvolvimento de habilidades práticas e criativas. Atividades como essa mostram como é possível aprender Física de forma dinâmica e instigante, transformando a sala de aula em um espaço de experimentação e descoberta.

O professor Humberto destacou que o objetivo principal da atividade foi mostrar que a Física está presente no nosso cotidiano e pode ser descomplicada quando trabalhada de forma interativa. Para os alunos, a experiência foi uma forma de ver na prática como as teorias que estudam se aplicam ao mundo real, o que tornou o aprendizado mais significativo e divertido. Essas iniciativas demonstram como práticas inovadoras em sala de aula podem transformar o ensino, tornando-o mais acessível e interessante para os estudantes.

Arboviroses: Aula de Ciências no 9º ano ganha um toque de diversão com gamificação

By | Uncategorized | No Comments

No dia 1° de março, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental tiveram uma aula de Ciências muito enriquecedora ministrada pela professora Aline sobre arboviroses, um tema de extrema importância nos dias atuais.
O objetivo desta aula foi conscientizar os alunos sobre o assunto, uma vez que as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika, têm se espalhado rapidamente em diversas regiões, inclusive em nosso município.
Durante a aula os alunos puderam aprender mais sobre o ciclo de vida do mosquito, transmissão do vírus, sintomas das doenças, prevenção e impacto na saúde pública. Os alunos participaram ativamente da aula com opiniões, relatos e com isso foi possível promover entre eles uma reflexão sobre a importância do controle dessas doenças e da adoção de medidas preventivas tanto a nível individual quanto coletivo. A professora destacou o papel que cada um pode assumir na luta contra o mosquito vetor e despertou neles a responsabilidade de divulgar informações corretas para combater as arboviroses em suas comunidades.
Além das discussões, a professora promoveu uma atividade por meio de um quiz sobre arboviroses. A estratégia de utilizar a gamificação na sala de aula, proporciona um ambiente dinâmico e estimulante para os alunos, incentivando a participação ativa e a aplicação do conhecimento adquirido.

Calculando perímetro utilizando-se de figuras construídas a partir de peças do Tangram

By | Uncategorized | No Comments

No dia 12 de março de 2024, os alunos do Colégio América tiveram a oportunidade de participar de uma aula de matemática verdadeiramente inovadora com o professor Fernando Jerri. O foco da aula foi o estudo dos polinômios, um tema desafiador, mas fundamental para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

O professor Fernando surpreendeu os alunos ao introduzir o Tangram como uma ferramenta para explorar o cálculo do perímetro de figuras geométricas. Utilizando as peças do Tangram, os alunos puderam visualizar de forma concreta e prática como os polinômios estão presentes no cálculo do perímetro, tornando o aprendizado mais tangível e envolvente.

A abordagem inovadora do professor Fernando Jerri demonstrou sua dedicação em proporcionar uma educação matemática dinâmica e interativa. Ao integrar o Tangram ao estudo dos polinômios, ele estimulou a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado estimulante e significativo.

A aula do professor Fernando Jerri não apenas desafiou os alunos a pensar de forma crítica e analítica, mas também mostrou como a matemática pode ser aplicada de maneira prática e divertida. Sua abordagem inovadora certamente deixou uma impressão duradoura nos estudantes, inspirando-os a explorar a matemática de forma mais criativa e envolvente.

 

Explorando as Unidades de Medida: A Aula Interativa com Toupeiras no Colégio América

By | Uncategorized | No Comments

No dia 27/02, os alunos do Colégio América tiveram uma aula envolvente e dinâmica sobre Unidades de Medidas com a professora de Física, Fabiana. Utilizando um jogo com toupeiras, os estudantes puderam não só aprender, mas também fixar o conteúdo de forma prática e divertida. A iniciativa da professora em tornar a aula mais interativa e lúdica certamente contribuiu para o engajamento e compreensão dos alunos, garantindo uma experiência educacional memorável.

 

Tornando a Física Divertida: A Empolgante Aula de Medição no Colégio América

By | Aprendendo na prática, Aprovação em foco, Educação | No Comments

No dia 29/02, os alunos do Colégio América participaram de uma aula empolgante ministrada pela professora de Física, Fabiana, com o tema “Você Sabe Medir?”. Divididos em grupos, os estudantes mergulharam em uma competição de jogo de tabuleiro que não apenas desafiou suas habilidades de medição, mas também incentivou o trabalho em equipe e a colaboração.

A abordagem criativa e interativa da professora contribuiu para tornar o aprendizado mais envolvente e prazeroso, estimulando a participação dos alunos e proporcionando uma experiência educacional enriquecedora.

 

“Uno da Potência” aprendendo cálculo de potências

By | Gameficação | No Comments

O professor Fernando Jerri proporcionou uma experiência de aprendizado aos alunos do 8º ano do Colégio América através do jogo “UNO da POTÊNCIA”.

Os alunos não só tiveram a oportunidade de se divertir, mas também de ampliar seus conhecimentos em cálculo de potências e raízes quadradas. O professor demonstrou como é possível aliar diversão e aprendizagem, tornando o processo educativo ainda mais estimulante e eficaz.

Parabéns ao professor Fernando Jerri por sua dedicação em proporcionar experiências educativas memoráveis para os alunos!

Colégio América conquista destaques dos alunos na 18º Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)

By | Aprovação em foco | No Comments

O Colégio América tem o prazer de anunciar que vários de seus alunos foram medalhistas na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Nossos alunos Moisés Amorim Cerqueira, Letícia Pecora Vasques dos Santos (ambos do ensino fundamental II) e Gabriel Faustino Martins (ensino médio) alcançaram um excelente desempenho, com 3 medalhas de bronze e menção honrosa.

A OBMEP é uma competição anual de matemática que tem como objetivo estimular o interesse pela matemática entre os estudantes brasileiros. Esta competição é organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com a participação de alunos de todo o país.

Os alunos do Colégio América têm uma tradição de sucesso na OBMEP. Por meio de um currículo robusto de matemática e técnicas de ensino inovadoras, preparamos nossos alunos para que possam se destacar na competição. Para nós, é uma grande satisfação ver que nossos esforços vêm sendo recompensados.

Essa conquista é uma grande honra para o Colégio América e estamos orgulhosos de nossos estudantes. Parabenizamos todos os alunos que participaram da OBMEP e agradecemos aos nossos professores Érika Dagnoni, Fernando Jerri e Humberto Soti por orientarem e incentivarem nossos alunos em suas conquistas acadêmicas. O Colégio América continua comprometido em fornecer o melhor ensino, para preparar nossos alunos para um futuro de sucesso.

 

 

 

 

TEIA e Colégio América promovem formação sobre Inteligência Artificial na Educação para os professores

By | Inteligência Artificial | No Comments

No dia 01/02, os professores do Colégio América tiveram uma oportunidade de participar de uma formação sobre Inteligência Artificial na Educação. A oficina foi ministrada pelo Prof. MSc. Humberto Vinício, do TEIA: Espaço de Inovação UNIFACIG, marcando a abertura das atividades escolares do ano de 2024.

A formação abordou o tema da Inteligência Artificial (IA) e sua aplicação na área educacional. O Prof. Humberto Vinício compartilhou conhecimentos e experiências nessa área em ascensão, proporcionando aos professores o entendimento sobre como a IA pode ser utilizada para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.

Durante a formação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer diversas aplicações práticas da Inteligência Artificial na Educação. Foram apresentadas ferramentas que permitem potencializar as experiências de aprendizagem, adaptando-as às necessidades e características individuais de cada aluno.

A participação nessa formação permitiu aos professores do Colégio América expandir seus horizontes e adquirir novas habilidades e ferramentas para tornar suas aulas ainda mais atrativas e eficazes. A Inteligência Artificial na Educação se revela como uma aliada poderosa para potencializar o aprendizado dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo moderno.

A discussão de temas como esse ratificam o comprometimento do Colégio América em promover formações que tragam avanços metodológicos e tecnológicos para a educação, buscando sempre oferecer uma educação de qualidade e alinhada com as demandas do século XXI.

Gamificação como Prática Pedagógica: Desvendando Mistérios em Learnlândia

By | Gameficação | No Comments

No último dia 05/02, os professores do Colégio América embarcaram em uma empolgante jornada por Learnlândia, desvendando mistérios e explorando os poderes do jogo como estratégia pedagógica. A oficina “Gamificação como Prática Pedagógica Significativa”, ministrada pelo Prof. MSc. João Ricardo, de Passo Fundo-RS, revelou a empolgante possibilidade de utilizar elementos de jogos na aprendizagem.

A gamificação no contexto educacional consiste em trazer elementos característicos dos jogos, como desafios, recompensas e níveis de dificuldade, para o processo de ensino e aprendizagem. E essa abordagem tem se mostrado altamente eficiente em engajar os alunos e tornar as aulas mais atrativas e interativas. O Prof. João Ricardo compartilhou exemplos inspiradores e práticos de como a gamificação pode criar uma experiência de aprendizagem mais significativa.

Durante a oficina, os professores se envolveram em uma dinâmica fascinante, imersos no universo de Learnlândia, onde havia mistérios a serem desvendados e desafios a serem superados. Avatares foram criados, enigmas foram solucionados e missões foram cumpridas, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e a busca por soluções inovadoras.

Ao participar dessa vivência, os docentes puderam experimentar em primeira mão como a gamificação pode ser uma estratégia pedagógica poderosa. Além de tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, a gamificação tem como objetivo central proporcionar uma aprendizagem significativa e envolvente para os estudantes. É uma forma de colocá-los como protagonistas de seu próprio processo de aprendizado, despertando o interesse e a motivação para o conhecimento.

O Colégio América está comprometido em proporcionar formações de qualidade para seus professores, sempre em busca de novas abordagens pedagógicas que possam enriquecer a aprendizagem dos alunos. A gamificação traz consigo uma nova luz para o ensino, cativando os estudantes e abrindo caminho para descobertas e conquistas no mundo do conhecimento.

X