Arboviroses: Aula de Ciências no 9º ano ganha um toque de diversão com gamificação

By | Uncategorized | No Comments

No dia 1° de março, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental tiveram uma aula de Ciências muito enriquecedora ministrada pela professora Aline sobre arboviroses, um tema de extrema importância nos dias atuais.
O objetivo desta aula foi conscientizar os alunos sobre o assunto, uma vez que as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, chikungunya e zika, têm se espalhado rapidamente em diversas regiões, inclusive em nosso município.
Durante a aula os alunos puderam aprender mais sobre o ciclo de vida do mosquito, transmissão do vírus, sintomas das doenças, prevenção e impacto na saúde pública. Os alunos participaram ativamente da aula com opiniões, relatos e com isso foi possível promover entre eles uma reflexão sobre a importância do controle dessas doenças e da adoção de medidas preventivas tanto a nível individual quanto coletivo. A professora destacou o papel que cada um pode assumir na luta contra o mosquito vetor e despertou neles a responsabilidade de divulgar informações corretas para combater as arboviroses em suas comunidades.
Além das discussões, a professora promoveu uma atividade por meio de um quiz sobre arboviroses. A estratégia de utilizar a gamificação na sala de aula, proporciona um ambiente dinâmico e estimulante para os alunos, incentivando a participação ativa e a aplicação do conhecimento adquirido.

Calculando perímetro utilizando-se de figuras construídas a partir de peças do Tangram

By | Uncategorized | No Comments

No dia 12 de março de 2024, os alunos do Colégio América tiveram a oportunidade de participar de uma aula de matemática verdadeiramente inovadora com o professor Fernando Jerri. O foco da aula foi o estudo dos polinômios, um tema desafiador, mas fundamental para o desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

O professor Fernando surpreendeu os alunos ao introduzir o Tangram como uma ferramenta para explorar o cálculo do perímetro de figuras geométricas. Utilizando as peças do Tangram, os alunos puderam visualizar de forma concreta e prática como os polinômios estão presentes no cálculo do perímetro, tornando o aprendizado mais tangível e envolvente.

A abordagem inovadora do professor Fernando Jerri demonstrou sua dedicação em proporcionar uma educação matemática dinâmica e interativa. Ao integrar o Tangram ao estudo dos polinômios, ele estimulou a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos, promovendo um ambiente de aprendizado estimulante e significativo.

A aula do professor Fernando Jerri não apenas desafiou os alunos a pensar de forma crítica e analítica, mas também mostrou como a matemática pode ser aplicada de maneira prática e divertida. Sua abordagem inovadora certamente deixou uma impressão duradoura nos estudantes, inspirando-os a explorar a matemática de forma mais criativa e envolvente.

 

Explorando as Unidades de Medida: A Aula Interativa com Toupeiras no Colégio América

By | Uncategorized | No Comments

No dia 27/02, os alunos do Colégio América tiveram uma aula envolvente e dinâmica sobre Unidades de Medidas com a professora de Física, Fabiana. Utilizando um jogo com toupeiras, os estudantes puderam não só aprender, mas também fixar o conteúdo de forma prática e divertida. A iniciativa da professora em tornar a aula mais interativa e lúdica certamente contribuiu para o engajamento e compreensão dos alunos, garantindo uma experiência educacional memorável.

 

Tornando a Física Divertida: A Empolgante Aula de Medição no Colégio América

By | Aprendendo na prática, Aprovação em foco, Educação | No Comments

No dia 29/02, os alunos do Colégio América participaram de uma aula empolgante ministrada pela professora de Física, Fabiana, com o tema “Você Sabe Medir?”. Divididos em grupos, os estudantes mergulharam em uma competição de jogo de tabuleiro que não apenas desafiou suas habilidades de medição, mas também incentivou o trabalho em equipe e a colaboração.

A abordagem criativa e interativa da professora contribuiu para tornar o aprendizado mais envolvente e prazeroso, estimulando a participação dos alunos e proporcionando uma experiência educacional enriquecedora.

 

“Uno da Potência” aprendendo cálculo de potências

By | Gameficação | No Comments

O professor Fernando Jerri proporcionou uma experiência de aprendizado aos alunos do 8º ano do Colégio América através do jogo “UNO da POTÊNCIA”.

Os alunos não só tiveram a oportunidade de se divertir, mas também de ampliar seus conhecimentos em cálculo de potências e raízes quadradas. O professor demonstrou como é possível aliar diversão e aprendizagem, tornando o processo educativo ainda mais estimulante e eficaz.

Parabéns ao professor Fernando Jerri por sua dedicação em proporcionar experiências educativas memoráveis para os alunos!

Colégio América conquista destaques dos alunos na 18º Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)

By | Aprovação em foco | No Comments

O Colégio América tem o prazer de anunciar que vários de seus alunos foram medalhistas na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Nossos alunos Moisés Amorim Cerqueira, Letícia Pecora Vasques dos Santos (ambos do ensino fundamental II) e Gabriel Faustino Martins (ensino médio) alcançaram um excelente desempenho, com 3 medalhas de bronze e menção honrosa.

A OBMEP é uma competição anual de matemática que tem como objetivo estimular o interesse pela matemática entre os estudantes brasileiros. Esta competição é organizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e conta com a participação de alunos de todo o país.

Os alunos do Colégio América têm uma tradição de sucesso na OBMEP. Por meio de um currículo robusto de matemática e técnicas de ensino inovadoras, preparamos nossos alunos para que possam se destacar na competição. Para nós, é uma grande satisfação ver que nossos esforços vêm sendo recompensados.

Essa conquista é uma grande honra para o Colégio América e estamos orgulhosos de nossos estudantes. Parabenizamos todos os alunos que participaram da OBMEP e agradecemos aos nossos professores Érika Dagnoni, Fernando Jerri e Humberto Soti por orientarem e incentivarem nossos alunos em suas conquistas acadêmicas. O Colégio América continua comprometido em fornecer o melhor ensino, para preparar nossos alunos para um futuro de sucesso.

 

 

 

 

TEIA e Colégio América promovem formação sobre Inteligência Artificial na Educação para os professores

By | Inteligência Artificial | No Comments

No dia 01/02, os professores do Colégio América tiveram uma oportunidade de participar de uma formação sobre Inteligência Artificial na Educação. A oficina foi ministrada pelo Prof. MSc. Humberto Vinício, do TEIA: Espaço de Inovação UNIFACIG, marcando a abertura das atividades escolares do ano de 2024.

A formação abordou o tema da Inteligência Artificial (IA) e sua aplicação na área educacional. O Prof. Humberto Vinício compartilhou conhecimentos e experiências nessa área em ascensão, proporcionando aos professores o entendimento sobre como a IA pode ser utilizada para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.

Durante a formação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer diversas aplicações práticas da Inteligência Artificial na Educação. Foram apresentadas ferramentas que permitem potencializar as experiências de aprendizagem, adaptando-as às necessidades e características individuais de cada aluno.

A participação nessa formação permitiu aos professores do Colégio América expandir seus horizontes e adquirir novas habilidades e ferramentas para tornar suas aulas ainda mais atrativas e eficazes. A Inteligência Artificial na Educação se revela como uma aliada poderosa para potencializar o aprendizado dos estudantes, preparando-os para enfrentar os desafios do mundo moderno.

A discussão de temas como esse ratificam o comprometimento do Colégio América em promover formações que tragam avanços metodológicos e tecnológicos para a educação, buscando sempre oferecer uma educação de qualidade e alinhada com as demandas do século XXI.

Gamificação como Prática Pedagógica: Desvendando Mistérios em Learnlândia

By | Gameficação | No Comments

No último dia 05/02, os professores do Colégio América embarcaram em uma empolgante jornada por Learnlândia, desvendando mistérios e explorando os poderes do jogo como estratégia pedagógica. A oficina “Gamificação como Prática Pedagógica Significativa”, ministrada pelo Prof. MSc. João Ricardo, de Passo Fundo-RS, revelou a empolgante possibilidade de utilizar elementos de jogos na aprendizagem.

A gamificação no contexto educacional consiste em trazer elementos característicos dos jogos, como desafios, recompensas e níveis de dificuldade, para o processo de ensino e aprendizagem. E essa abordagem tem se mostrado altamente eficiente em engajar os alunos e tornar as aulas mais atrativas e interativas. O Prof. João Ricardo compartilhou exemplos inspiradores e práticos de como a gamificação pode criar uma experiência de aprendizagem mais significativa.

Durante a oficina, os professores se envolveram em uma dinâmica fascinante, imersos no universo de Learnlândia, onde havia mistérios a serem desvendados e desafios a serem superados. Avatares foram criados, enigmas foram solucionados e missões foram cumpridas, estimulando a criatividade, o trabalho em equipe e a busca por soluções inovadoras.

Ao participar dessa vivência, os docentes puderam experimentar em primeira mão como a gamificação pode ser uma estratégia pedagógica poderosa. Além de tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, a gamificação tem como objetivo central proporcionar uma aprendizagem significativa e envolvente para os estudantes. É uma forma de colocá-los como protagonistas de seu próprio processo de aprendizado, despertando o interesse e a motivação para o conhecimento.

O Colégio América está comprometido em proporcionar formações de qualidade para seus professores, sempre em busca de novas abordagens pedagógicas que possam enriquecer a aprendizagem dos alunos. A gamificação traz consigo uma nova luz para o ensino, cativando os estudantes e abrindo caminho para descobertas e conquistas no mundo do conhecimento.

Aluno do Ensino Fundamental é aprovado no IFES

By | Aprovação em foco | No Comments

Olá, comunidade do Colégio América! Hoje, temos uma notícia incrível para compartilhar com todos vocês. Nosso aluno exemplar, Matheus Moreira Mendes, do 9º ano do Ensino Fundamental, acaba de ser aprovado no curso técnico em Informática do IFES, campus de Alegre.

É com grande alegria e orgulho que parabenizamos o Matheus por essa conquista extraordinária. Sua dedicação, esforço e persistência no decorrer de sua jornada acadêmica foram recompensados com essa merecida aprovação.

Desde o início, Matheus sempre demonstrou aptidão e paixão pela área de Informática, sendo um aluno exemplar nas disciplinas relacionadas à tecnologia. Sua curiosidade e interesse em aprender mais o destacaram, tornando-o uma referência para seus colegas de classe.

Ao longo desses anos, tivemos o prazer de acompanhar seu crescimento acadêmico e pessoal. Sua determinação em superar desafios e seu comprometimento com os estudos são inspiradores para todos que o conhecem.

A aprovação do Matheus no curso técnico em Informática do IFES é um reflexo de seu talento e capacidade. Temos a certeza de que ele irá brilhar em sua trajetória acadêmica e profissional, contribuindo com suas habilidades e conhecimentos para o campo da tecnologia.

Além disso, é fundamental destacar a importância do suporte e incentivo da família e dos professores do Colégio América, que ajudaram a moldar e fortalecer a base educacional de Matheus. A escola se orgulha de fazer parte dessa jornada e celebra junto a ele essa conquista.

Parabéns, Matheus! O Colégio América comemora essa vitória junto com você e está sempre ao seu lado para oferecer todo o apoio necessário em sua caminhada rumo ao sucesso.

Formatura da turma de 3ª série do Ensino Médio do Colégio América

By | Educação | No Comments

No dia 12 de dezembro de 2023, ocorreu no Colégio América um momento muito especial: a formatura da turma de 3ª série do Ensino Médio. Foi uma noite de emoção, conquistas e despedidas para os formandos.

Foram realizadas as homenagens aos professores, que receberam o reconhecimento pela sua dedicação e comprometimento ao ensinar e orientar os alunos nessa importante etapa da vida acadêmica.

Após as homenagens, chegou o momento mais esperado: a entrega dos diplomas. Com muita emoção, os formandos subiram ao palco para receberem o símbolo de conclusão do Ensino Médio. Foi um instante repleto de orgulho e alegria para os pais, familiares e amigos que estavam presentes no evento.

Logo depois, os formandos surpreenderam a plateia com um incrível vídeo de encerramento, que deixou a todos muito emocionados.

A formatura da turma de 3ª série do Ensino Médio do Colégio América marcou não apenas o fim de uma etapa na vida dos alunos, mas também o início de uma nova jornada. Foi uma celebração de todas as conquistas, desafios superados e aprendizados adquiridos ao longo desses anos.

Parabenizamos todos os formandos e agradecemos aos professores, funcionários e pais que contribuíram para o crescimento e o desenvolvimento desses jovens. Que essa formatura seja apenas o começo de uma trajetória de sucesso e realização para cada um deles. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa jornada!

Clique aqui e veja as fotos na íntegra

X