O CURSO

O Brasil é o maior produtor mundial de café, sendo o segundo maior mercado consumidor do produto, o estado de Minas Gerais se destaca como o maior produtor de café no Brasil e o município de Manhuaçu sempre figura entre os grandes produtores nacionais, se destacando não só pela quantidade produzida, mas também pela qualidade do produto final. O curso de pós-graduação em Cafeicultura ofertado pela FACIG procura atender às necessidades da cafeicultura moderna, onde não basta ter conhecimento apenas em áreas específicas, mas sim na cafeicultura como um todo.

Os alunos do curso vão aprender desde a escolha da área para formação de lavouras até a comercialização do produto final. Desta forma terão forte embasamento, para o dia a dia de sua vida profissional, seja para pesquisas, departamento técnico, representação comercial ou para trabalhos autônomos, estando todos aptos a indicarem e trabalharem com o que se tem de mais eficiente e moderno na cafeicultura.

CONTEÚDOS ABORDADOS

– Botânica, Morfologia e Fisiologia;
– Melhoramento e Desenvolvimento de Cultivares;
– Mudas e Implantação de Lavouras;
– Fertilidade do Solo e Nutrição do Cafeeiro;
– Manejo de Pragas e Doenças do Cafeeiro;
– Manejo de Plantas Infestantes;
– Manejo de Irrigação;
– Práticas conservacionistas e manejo do solo;
– Colheita e Pós Colheita;
– Produção de café especial;
– Manejo de Podas do Cafeeiro;
– Gestão Técnica e Gerencial;
– Mercado: análise, riscos e estratégias;
– Inovações em cafeicultura de montanha;
– Mudanças no Clima e Suas Consequências na Cafeicultura;
– Cafeicultura de Precisão;
– Trabalho de Conclusão de Curso.

PÚBLICO-ALVO

Profissionais de nível superior, relacionados à Agronomia ou a outras áreas de conhecimento, que atuam no mercado de trabalho como administradores, empresários, diretores, gerentes; outros profissionais que pretendam aprimorar seus conhecimentos e diferenciar-se no mercado, por meio da obtenção de uma visão integrada da produção de café, a partir da aquisição de conhecimentos em fertilidade do solo, nutrição de plantas, fatores edafoclimáticos, processos produtivos (desde a formação da lavoura à colheita e pós-colheita), gestão e comercialização do café.

Em suma, a pós-graduação em Cafeicultura é dirigida a todos os interessados pela cultura do café, portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC.

Modalidade: Presencial
Nível: Especialização (Lato Sensu)
Duração: 18 meses

Campus Alfa Sul

COORDENADOR

Gláucio Luciano Araujo

E-mail: –
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3480551225450437

Matrícula: R$ 399,00
Parcelas: 17 x R$ 399,00

DIAS DE AULA

– Sexta às 19:00h.
– Sábado às 08:00h.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

– Comprovante de conclusão o ensino superior;
– Identidade;
– CPF;