Trabalho em equipe e diversão: Caça ao Tesouro Interdisciplinar

By 6 de novembro de 2023 Gameficação

Quando se trata de educação, o aprendizado só pode ser alcançado quando há um nível de engajamento do aluno. E uma das melhores maneiras de fazer isso é através de atividades lúdicas e desafiadoras, um exemplo disso é a Caça ao Tesouro promovida pelos professores Betinho (de física), Érika (de matemática), Gisele (de química) e Moises (de biologia). Os objetivos da Caça ao Tesouro não eram apenas proporcionar uma atividade divertida para os alunos. Essa atividade promoveu a interdisciplinaridade e permitiu que cada aluno demonstrasse sua habilidade e capacidade de trabalho em equipe.

A Caça ao Tesouro foi dividida em vários níveis, cada nível era composto por quebra-cabeças, enigmas e problemas complexos com ênfase em conceitos de física, matemática, biologia e química. Cada equipe começou com uma série de pistas, cada uma levando a próxima, e eventualmente chegando ao tesouro final. Enquanto a caça ao tesouro estava em andamento, as equipes competiam para ver quem poderia completar os níveis mais rapidamente e com mais precisão. A atividade encorajou os alunos a trabalharem juntos, compartilhando informações e habilidades de maneira eficaz, com o objetivo comum de resolver todos os desafios a tempo de chegar ao tesouro.

A atividade foi proposta para alunos da 1ª Série A e B, do Ensino Médio e fez parte de uma Gincana Solidária, promovida em parceria pelos professores da área de Humanas e Sociais e das Bioexatas. No dia da aplicação, além da caça ao tesouro, os alunos participaram da prova dos desenhos e da prova dos balões, como estratégias de aquecimento. Todo esse projeto serviu para que os alunos revisassem conteúdos importantes e ao mesmo tempo divertidos, que saíssem da rotina da sala de aula e tivessem ainda mais motivação para aprender.

Camila Viana

About Camila Viana