PROJETO CAMPANHA PUBLICITÁRIA

By 24 de junho de 2020 Sem categoria
Ao pensar em trazer para a sala de aula das turmas de 8º anos A e B o texto publicitário como um gênero a ser estudado, um dos objetivos foi procurar relacionar a atividade com situações que acontecem no dia a dia, portanto, pensou-se primeiramente no tema a ser tratado. E alguns dos temas abordados na apostila foram sobre “Cidadania” e “Cidadania Digital”, assim sendo, relacionei-os a questão mais recorrente que temos percebido na sociedade de um modo geral, que é o bullying e ciberbullying.
Assim sendo, fiz a junção do gênero com o assunto. Dessa forma, surgiu a ideia de se fazer uma campanha publicitária acerca do bullying e ciberbullying, cujo tema foi: “E SE FOSSE VOCÊ!”
Trabalhar um determinado conteúdo através de um projeto pedagógico torna a atividade mais atrativa permitindo e incentivando o educando usar a sua criatividade. Nesses termos Jean Piaget (1974-p.27) concebe que “(…) De fato, a vida é uma criação contínua de formas cada vez mais completas, uma busca progressiva do equilíbrio entre essas formas e o meio. (…)”.
Com isso, os alunos não só realizam a tarefa de maneira prazerosa como passam a conhecer não só as finalidades e características linguísticas e textuais deste gênero textual, mas também pode tornar-se críticos, a partir do momento em que têm “outros olhos” sobre o assunto o qual está em pauta, e, além do mais apreendem os elementos de persuasão que a publicidade usa para convencer o seu público.
Cleunice Jorge de Oliveira Ferreira – Professora de Redação e Língua Portuguesa – Colégio América – Junho de 2020.