Explorando a interdisciplinaridade: Construindo e lançando foguetes

Você já imaginou como seria unir conceitos de química, física e matemática em um único projeto? Parece desafiador, não é mesmo? O Prof. Humberto Vinício (Betinho), a Prof.ª Gisele e a Prof.ª Erika viram aí uma oportunidade perfeita para explorar a interdisciplinaridade em sala de aula, com os alunos da 1ª Série A e B do Ensino Médio. No projeto interdisciplinar “Construção e lançamento de foguetes”, os professores de química, física e matemática se uniram para criar uma experiência única e envolvente para os alunos. A proposta era utilizar o conhecimento dessas disciplinas para entender e aplicar os princípios científicos por trás dos foguetes.

O projeto começou com os alunos aprendendo sobre os conceitos fundamentais de química, como as reações químicas e combustíveis utilizados nos foguetes. Eles mergulharam em uma jornada pelo mundo dos elementos químicos, explorando suas propriedades e suas reações com outros compostos. Em seguida, os alunos foram introduzidos aos conceitos da física, como a teoria do movimento e as leis de Newton. Eles estudaram as forças envolvidas no lançamento de um foguete e as variáveis que afetam sua trajetória e velocidade. Mas não para por aí! Os alunos também enfrentaram desafios matemáticos, como calcular a altura máxima alcançada pelos foguetes e a velocidade de lançamento. Eles aplicaram fórmulas e equações, utilizando os dados experimentais coletados durante os testes.

A parte prática do projeto foi o ponto alto para os alunos. Eles colocaram suas habilidades à prova construindo seus próprios foguetes, utilizando materiais simples, mas eficazes. Foi uma oportunidade para os alunos aplicarem os conceitos aprendidos em sala de aula, trabalharem em equipe e colocarem todo o conhecimento adquirido em ação. Após a construção, chegou o momento do lançamento dos foguetes. A ansiedade e a expectativa eram palpáveis, mas os alunos estavam preparados. Eles realizaram as medições necessárias, anotando dados importantes para a análise posterior. E então, um a um, os foguetes foram lançados ao céu, utilizando a propulsão gerada por uma reação química, proporcionando momentos de emoção e aprendizado.

Os resultados obtidos foram além das expectativas. Os alunos puderam ver na prática como os conceitos de química, física e matemática são aplicados no mundo real. Eles entenderam a importância da interdisciplinaridade, percebendo que o conhecimento não está isolado em uma única matéria, mas se conecta em várias áreas. Além disso, o projeto despertou a curiosidade e o interesse dos alunos por essas disciplinas. Eles puderam experimentar a ciência de forma prática e divertida, o que contribuiu significativamente para sua motivação e engajamento na aprendizagem.

O projeto interdisciplinar de construção e lançamento de foguetes foi uma experiência enriquecedora tanto para os alunos quanto para os professores envolvidos. Foi uma oportunidade de mostrar aos alunos que a ciência está presente em nosso dia a dia, em atividades aparentemente simples, como o lançamento de um foguete. Mais do que memorizar conceitos isolados, os alunos conseguiram ver a interconexão entre as disciplinas e a importância de trabalharmos juntos para alcançar resultados significativos. Com certeza, a experiência ficará marcada em suas mentes, deixando um legado duradouro de aprendizado e paixão pela ciência.