Integração com Ensino Superior: Uma Jornada pela Óptica do Olho Humano

By 11 de outubro de 2024 Uncategorized

Em uma aula de Óptica da Visão, o professor Humberto Vinício, do UNIFACIG, trabalhou em parceria com os acadêmicos de Medicina, Winícius Eduardo e Rafael Peixoto, para proporcionar aos alunos do 2º Ano do Ensino Médio uma experiência enriquecedora e envolvente sobre esse tema que une conhecimentos biológicos e fisicos.

Começando por uma apresentação detalhada da anatomia do olho humano, os acadêmicos de Medicina guiaram os estudantes em uma jornada fascinante, explorando cada componente desse órgão tão complexo e fundamental para nossa interação com o mundo. Em seguida, o foco da aula se deslocou para o entendimento das ametropias, ou seja, os problemas de refração que podem afetar a visão. Os acadêmicos abordaram as diferentes condições, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, esclarecendo como cada uma delas influencia a forma como enxergamos o mundo ao nosso redor. Após a apresentação dos acadêmicos, o professor Humberto Vinício introduziu conceitos fundamentais da Física, como ponto próximo e remoto, vergência e o papel das lentes corretivas. Ele estabeleceu uma conexão entre a anatomia do olho e os princípios ópticos que regem o processo da visão.

Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de participar ativamente, fazendo perguntas e interagindo com os acadêmicos. Essa colaboração entre o professor de Física e os acadêmicos de Medicina demonstra a importância de promover atividades educacionais que integrem diferentes áreas do conhecimento. Ao unir a expertise de diferentes campos, os estudantes têm a chance de desenvolver uma compreensão mais abrangente sobre o tema.

Joyce Jane

About Joyce Jane