Formação de Professores – Neurociência na Educação e Método Fishbowl

By 06/11/2023 Educação

No mundo da educação, é fundamental que os professores estejam sempre atualizados sobre as melhores práticas pedagógicas e as últimas descobertas no campo da neurociência. Foi com o objetivo de promover esse aprimoramento profissional que uma Formação de Professores foi realizada, pelo TEIA: Espaço de Inovação UNIFACIG e a Prof.ª Érika Dagnoni, abordando discussões de neurociência em educação, baseadas na Formação do Consórcio STHEM Brasil.

Essa formação proporcionou aos educadores a oportunidade de mergulhar nas conexões entre o cérebro e o processo de aprendizagem, explorando como a neurociência pode ser aplicada na sala de aula. Durante as discussões, aspectos como a plasticidade cerebral, a importância das emoções no processo de aprendizado e estratégias para promover um ambiente propício para a retenção de conhecimentos foram abordados de maneira aprofundada.

Uma das estratégias de aprendizagem ativa discutidas nessa formação foi a Fishbowl, uma técnica muito indicada para promover discussões e colaboração entre os alunos. Nesse contexto, os professores foram incentivados a explorar essa estratégia em suas aulas, criando uma dinâmica de ensino que colocava os estudantes no centro do processo de aprendizagem e os estimulava a participar ativamente das discussões.

Além disso, a Fishbowl também funcionou como uma seção de feedback, permitindo aos educadores avaliar a eficácia da dinâmica de sua escola. Os professores puderam compartilhar suas experiências, trocar ideias e discutir maneiras de aprimorar a abordagem pedagógica, tornando o ambiente escolar mais estimulante e envolvente para os alunos.

Estar sempre em processo de formação continuada é uma oportunidade valiosa para os educadores se atualizarem sobre os avanços mais recentes em neurociência e aprenderem estratégias práticas para aplicar em suas salas de aula. Ao incentivar a discussão e a colaboração, essa formação demonstrou o quão essencial é a constante busca por novos conhecimentos e a troca de experiências entre os educadores, visando sempre proporcionar uma educação de qualidade e alinhada com as necessidades e potencialidades dos alunos.