Formatura das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio América

By | Educação | No Comments

No dia 11 de dezembro de 2023 foi realizada, no Colégio América, a formatura das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental. Foi uma noite de celebração, emoção e muita alegria para todos os presentes.

O evento começou com uma linda cerimônia de abertura. Em seguida, foram realizadas as homenagens aos professores, que foram lembrados por sua dedicação e comprometimento com o ensino e o aprendizado dos alunos.

Após as homenagens, foi a hora do momento mais esperado da noite: a entrega dos diplomas. Os formandos subiram ao palco, um a um, para receber suas merecidas certificações de conclusão do Ensino Fundamental. Foi um momento de muita emoção e orgulho para os pais, familiares e amigos.

A formatura das turmas de 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio América representou o fim de uma importante etapa na vida dos alunos e também a expectativa pelo início de uma nova fase, agora no Ensino Médio. Todos os presentes puderam sentir a emoção e a alegria dessa conquista, que marca a trajetória de crescimento e aprendizado desses jovens.

Parabéns aos formandos e aos professores do Colégio América pela realização de uma formatura inesquecível! Que essa conquista seja o início de um caminho de sucesso e realizações para todos esses jovens.

Clique aqui e confira as fotos do evento

Aluno da 1ª série do Ensino Médio é aprovado em 1º lugar no Instituto Federal de Ibatiba!

By | Educação | No Comments

É com grande orgulho e satisfação que o Colégio América parabeniza o nosso talentoso aluno, Caio Milagres, por sua aprovação no respeitado Instituto Federal! 🎉🎓

Caio demonstrou dedicação, esforço e comprometimento ao longo de sua jornada educacional, e sua aprovação nesta instituição renomada é o resultado do seu trabalho árduo e da sua paixão pelo aprendizado. Parabenizamos também a equipe de professores e educadores que contribuíram para o crescimento intelectual e pessoal de Caio. Juntos, eles ajudaram a prepará-lo para essa conquista significativa. 👏✨

A aprovação no Instituto Federal é um testemunho do potencial de Caio e de suas habilidades acadêmicas. Isso proporciona a ele uma oportunidade incrível de ampliar seus horizontes, adquirir conhecimentos mais avançados e se tornar um profissional qualificado em sua área de interesse. Estamos confiantes de que ele fará a diferença por onde passar e alcançará grande sucesso. 💪🌟

Gostaríamos também de destacar o apoio da família de Caio nessa jornada. O incentivo, amor e suporte dos pais são fundamentais para o desenvolvimento educacional e emocional do estudante. Demonstrações de apoio como essa são dignas de celebração. Parabéns à família Milagres por essa grande conquista! 🎉👨‍👩‍👦‍👦

Caio, você é uma fonte de inspiração para todos nós. Sua conquista é um exemplo do que é possível alcançar quando dedicamos tempo e esforço aos nossos objetivos. Continue trilhando seu caminho com confiança, curiosidade e determinação. Nós acreditamos no seu potencial ilimitado e estamos ansiosos para testemunhar suas realizações futuras! ✨🌍

Parabéns novamente, Caio Milagres! Seu sucesso é motivo de alegria para todos nós no Colégio América. Que essa conquista seja apenas o começo de uma extraordinária jornada acadêmica e profissional.

 

Colégio América conquista 2º lugar no módulo I de Futsal do JEM 2023

By | Esporte | No Comments

Algumas imagens falam por si. Empenho e dedicação marcaram a trajetória dos nossos alunos nos jogos escolares. O esperado primeiro lugar ainda não veio, mas ganhamos incentivo, aplausos e torcida. Apesar da vitória não ter sido conquistada, estamos orgulhosos do esforço e do comprometimento dos nossos alunos, que representaram nossa instituição de forma exemplar. Continuaremos apoiando e incentivando-os em todas as suas realizações futuras.

Alunos do Colégio América concluem formação do PROERD

By | Educação | No Comments

Com grande alegria na manhã do dia 28/11 ocorreu a solenidade de entrega dos certificados do PROERD. Foi um momento especial de reconhecimento, valorização e comprometimento. 

Parabéns aos alunos do Colégio América pela formatura no PROERD! Vocês são exemplo de dedicação e comprometimento. Desejamos sucesso e que levem sempre consigo os valores aprendidos. Vocês são verdadeiros heróis na luta contra as drogas. Estamos orgulhosos de vocês!

 

 

Entenda um pouco mais sobre o ensino personalizado Colégio América

By | Educação | No Comments

No Colégio América, acreditamos que cada aluno é único, com habilidades, interesses e ritmos de aprendizado distintos. É por essa razão que estamos emocionados em anunciar a adoção da educação personalizada a partir de 2024! 💻🌟

A educação personalizada é uma abordagem inovadora que coloca o aluno no centro do processo de ensino-aprendizagem. Essa metodologia leva em consideração as necessidades individuais de cada estudante, permitindo que eles progridam em seu próprio ritmo, explorem seus interesses e desenvolvam suas habilidades de maneira integral, através do desenvolvimento das virtudes cardeais.

Com a implementação da educação personalizada, nossos educadores terão a oportunidade de conhecer seus alunos de maneira mais profunda, identificando suas forças, habilidades e áreas de oportunidade.

Essa abordagem nos permite criar planos de aprendizagem customizados para cada estudante, maximizando seu potencial e garantindo que tenham uma experiência educacional significativa. 🎒✨

Além disso, a educação personalizada também nos possibilitará oferecer uma variedade maior de recursos educacionais, tecnologias de ponta e estratégias diferenciadas de ensino. Com isso, poderemos oferecer uma educação adaptada às necessidades de cada aluno e prepará-los para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, unindo formação de conteúdos à formação humana.

Estamos animados com essa mudança e sabemos que a educação personalizada trará inúmeros benefícios para nossos alunos. Será um processo contínuo de aprendizado e aprimoramento, no qual estaremos sempre buscando maneiras de aperfeiçoar nossa prática pedagógica e fornecer um ambiente educacional estimulante, inclusivo e centrado no aluno.

Convidamos pais, alunos e toda comunidade escolar a embarcarem nessa jornada de transformação juntos. Acreditamos que a educação personalizada é o futuro e estamos empolgados em construí-lo com vocês.

Fiquem atentos para mais informações sobre a educação personalizada no Colégio América. Juntos, vamos construir um futuro brilhante para nossos alunos! 🚀📚

#EducaçãoPersonalizada #Transformação #ColégioAmérica #ConstruindoOFuturo

Alunos do Colégio América participam da “1ª Mostra de Artes” na Casa de Cultura de Manhuaçu

By | Educação | No Comments

Na noite de terça-feira, dia 28/11/23, na Casa da Cultura da cidade de Manhuaçu/MG, o público presente pode prestigiar a “1ª Mostra de Artes” com apresentações seja por meio de exposição de quadros (com temas diversos) como também de boa música apresentadas pelos alunos do Colégio América.

Sabedores de como a arte une, quebra as barreiras do individualismo, enriquece por meio da diversidade cultural, além de nos levar aos lugares mais longínquos na face da Terra; seja pessoalmente, por livros, museus bibliotecas, centros culturais…, nós incentivamos a todo momento nossos discentes a se envolverem nesse mundo fantástico das artes.

A noite foi marcada pelo brilhantismo, simplicidade e sensibilidade dos nossos alunos, além da participação de ex-aluno, que mantém um vínculo de amor e respeito pela nossa instituição de ensino. Sejamos gratos a Deus pelo dom dado a cada aluno e aluna.

Agradecemos a presidente da Casa da Cultura, a senhora Celeste Maria Fraga de Oliveira, pelo acolhimento, a artista plástica e escritora Núbia de Oliveira da Silva pela sensibilidade ao analisar as obras de nossos alunos.

“As emoções são os mecanismos que desencadeiam os objetivos no mais alto nível do cérebro.” (Fialho de Almeida)

 

Formação de Professores – Neurociência na Educação e Método Fishbowl

By | Educação | No Comments

No mundo da educação, é fundamental que os professores estejam sempre atualizados sobre as melhores práticas pedagógicas e as últimas descobertas no campo da neurociência. Foi com o objetivo de promover esse aprimoramento profissional que uma Formação de Professores foi realizada, pelo TEIA: Espaço de Inovação UNIFACIG e a Prof.ª Érika Dagnoni, abordando discussões de neurociência em educação, baseadas na Formação do Consórcio STHEM Brasil.

Essa formação proporcionou aos educadores a oportunidade de mergulhar nas conexões entre o cérebro e o processo de aprendizagem, explorando como a neurociência pode ser aplicada na sala de aula. Durante as discussões, aspectos como a plasticidade cerebral, a importância das emoções no processo de aprendizado e estratégias para promover um ambiente propício para a retenção de conhecimentos foram abordados de maneira aprofundada.

Uma das estratégias de aprendizagem ativa discutidas nessa formação foi a Fishbowl, uma técnica muito indicada para promover discussões e colaboração entre os alunos. Nesse contexto, os professores foram incentivados a explorar essa estratégia em suas aulas, criando uma dinâmica de ensino que colocava os estudantes no centro do processo de aprendizagem e os estimulava a participar ativamente das discussões.

Além disso, a Fishbowl também funcionou como uma seção de feedback, permitindo aos educadores avaliar a eficácia da dinâmica de sua escola. Os professores puderam compartilhar suas experiências, trocar ideias e discutir maneiras de aprimorar a abordagem pedagógica, tornando o ambiente escolar mais estimulante e envolvente para os alunos.

Estar sempre em processo de formação continuada é uma oportunidade valiosa para os educadores se atualizarem sobre os avanços mais recentes em neurociência e aprenderem estratégias práticas para aplicar em suas salas de aula. Ao incentivar a discussão e a colaboração, essa formação demonstrou o quão essencial é a constante busca por novos conhecimentos e a troca de experiências entre os educadores, visando sempre proporcionar uma educação de qualidade e alinhada com as necessidades e potencialidades dos alunos.

Trabalho em equipe e diversão: Caça ao Tesouro Interdisciplinar

By | Gameficação | No Comments

Quando se trata de educação, o aprendizado só pode ser alcançado quando há um nível de engajamento do aluno. E uma das melhores maneiras de fazer isso é através de atividades lúdicas e desafiadoras, um exemplo disso é a Caça ao Tesouro promovida pelos professores Betinho (de física), Érika (de matemática), Gisele (de química) e Moises (de biologia). Os objetivos da Caça ao Tesouro não eram apenas proporcionar uma atividade divertida para os alunos. Essa atividade promoveu a interdisciplinaridade e permitiu que cada aluno demonstrasse sua habilidade e capacidade de trabalho em equipe.

A Caça ao Tesouro foi dividida em vários níveis, cada nível era composto por quebra-cabeças, enigmas e problemas complexos com ênfase em conceitos de física, matemática, biologia e química. Cada equipe começou com uma série de pistas, cada uma levando a próxima, e eventualmente chegando ao tesouro final. Enquanto a caça ao tesouro estava em andamento, as equipes competiam para ver quem poderia completar os níveis mais rapidamente e com mais precisão. A atividade encorajou os alunos a trabalharem juntos, compartilhando informações e habilidades de maneira eficaz, com o objetivo comum de resolver todos os desafios a tempo de chegar ao tesouro.

A atividade foi proposta para alunos da 1ª Série A e B, do Ensino Médio e fez parte de uma Gincana Solidária, promovida em parceria pelos professores da área de Humanas e Sociais e das Bioexatas. No dia da aplicação, além da caça ao tesouro, os alunos participaram da prova dos desenhos e da prova dos balões, como estratégias de aquecimento. Todo esse projeto serviu para que os alunos revisassem conteúdos importantes e ao mesmo tempo divertidos, que saíssem da rotina da sala de aula e tivessem ainda mais motivação para aprender.

Explorando a interdisciplinaridade: Construindo e lançando foguetes

By | Aprendendo na prática | No Comments

Você já imaginou como seria unir conceitos de química, física e matemática em um único projeto? Parece desafiador, não é mesmo? O Prof. Humberto Vinício (Betinho), a Prof.ª Gisele e a Prof.ª Erika viram aí uma oportunidade perfeita para explorar a interdisciplinaridade em sala de aula, com os alunos da 1ª Série A e B do Ensino Médio. No projeto interdisciplinar “Construção e lançamento de foguetes”, os professores de química, física e matemática se uniram para criar uma experiência única e envolvente para os alunos. A proposta era utilizar o conhecimento dessas disciplinas para entender e aplicar os princípios científicos por trás dos foguetes.

O projeto começou com os alunos aprendendo sobre os conceitos fundamentais de química, como as reações químicas e combustíveis utilizados nos foguetes. Eles mergulharam em uma jornada pelo mundo dos elementos químicos, explorando suas propriedades e suas reações com outros compostos. Em seguida, os alunos foram introduzidos aos conceitos da física, como a teoria do movimento e as leis de Newton. Eles estudaram as forças envolvidas no lançamento de um foguete e as variáveis que afetam sua trajetória e velocidade. Mas não para por aí! Os alunos também enfrentaram desafios matemáticos, como calcular a altura máxima alcançada pelos foguetes e a velocidade de lançamento. Eles aplicaram fórmulas e equações, utilizando os dados experimentais coletados durante os testes.

A parte prática do projeto foi o ponto alto para os alunos. Eles colocaram suas habilidades à prova construindo seus próprios foguetes, utilizando materiais simples, mas eficazes. Foi uma oportunidade para os alunos aplicarem os conceitos aprendidos em sala de aula, trabalharem em equipe e colocarem todo o conhecimento adquirido em ação. Após a construção, chegou o momento do lançamento dos foguetes. A ansiedade e a expectativa eram palpáveis, mas os alunos estavam preparados. Eles realizaram as medições necessárias, anotando dados importantes para a análise posterior. E então, um a um, os foguetes foram lançados ao céu, utilizando a propulsão gerada por uma reação química, proporcionando momentos de emoção e aprendizado.

Os resultados obtidos foram além das expectativas. Os alunos puderam ver na prática como os conceitos de química, física e matemática são aplicados no mundo real. Eles entenderam a importância da interdisciplinaridade, percebendo que o conhecimento não está isolado em uma única matéria, mas se conecta em várias áreas. Além disso, o projeto despertou a curiosidade e o interesse dos alunos por essas disciplinas. Eles puderam experimentar a ciência de forma prática e divertida, o que contribuiu significativamente para sua motivação e engajamento na aprendizagem.

O projeto interdisciplinar de construção e lançamento de foguetes foi uma experiência enriquecedora tanto para os alunos quanto para os professores envolvidos. Foi uma oportunidade de mostrar aos alunos que a ciência está presente em nosso dia a dia, em atividades aparentemente simples, como o lançamento de um foguete. Mais do que memorizar conceitos isolados, os alunos conseguiram ver a interconexão entre as disciplinas e a importância de trabalharmos juntos para alcançar resultados significativos. Com certeza, a experiência ficará marcada em suas mentes, deixando um legado duradouro de aprendizado e paixão pela ciência.

 

 

Alunos do Colégio América recebem acadêmicos de Medicina do UNIFACIG em aula prática de Física Médica

By | Aprendendo na prática | No Comments

Os acadêmicos do curso de medicina da do Centro Universitário UNIFACIG, convidados pelo
Prof. Humberto Vinício, responsável pelo Itinerário Formativo de Física Médica, realizaram
uma aula prática para os estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Na atividade, os alunos de
medicina demonstraram o exame físico, com aferição de pressão, frequência cardíaca,
frequência respiratória e medidas antropométricas.

A atividade teve como objetivo introduzir os estudantes do Ensino Médio ao mundo da
medicina e mostrar a importância do exame físico na avaliação da saúde do paciente. Além de
demonstrar as interfaces entre esse contexto e a física estudada na escola. Os alunos de
medicina explicaram cada etapa do exame físico e realizaram as aferições e medidas de cada
um dos alunos das turma da 2ª Série A e B.

Os estudantes do Ensino Médio tiveram a oportunidade de realizar alguns procedimentos do
exame físico em si mesmos e em seus colegas, sob a supervisão do Professor e orientação dos
acadêmicos de medicina. A aula foi realizada de forma bastante dinâmica o que trouxe
bastantes envolvimento dos estudantes do Ensino Médio.
Essas estratégias reforçam o compromisso do Colégio América em inserir os alunos no
contexto prático das disciplinas e até mesmo trazendo perspectivas do cenário profissional.

X