Aula Prática de Física Médica: Termorregulação e Exercício Físico

By 23 de maio de 2023 Educação

Os alunos da 2ª Série do Ensino Médio no Itinerário Formativo de Física Médica participaram de uma aula prática sobre termorregulação durante exercício físico. A atividade teve como objetivo mostrar aos estudantes os mecanismos de regulação da temperatura corporal durante a prática de atividade física e durante o período de recuperação.

Durante a aula, os alunos realizaram uma atividade física monitorada, enquanto era medida a temperatura corporal em pontos diferentes do corpo. Os estudantes puderam acompanhar de perto como o corpo regula a temperatura durante a atividade física e na fase de recuperação.

O professor responsável pelo itinerário, Humberto Vinício, explicou aos alunos os mecanismos de termorregulação do corpo humano e como eles são afetados durante a prática de atividade física. Os estudantes também tiveram a oportunidade de discutir sobre a importância da hidratação e do uso adequado de roupas durante a prática de exercícios e como esses mecanismos estão ligados ao conteúdo de Física estudado na escola.

A aula prática foi uma oportunidade para os alunos aplicarem na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. A atividade também teve como objetivo estimular os estudantes a pensar em soluções para problemas relacionados à termorregulação do corpo humano durante a prática de atividade física.