Alunos da 2ª Série do Ensino Médio Criam Máquina de Ondas em Aula de Física

By 27 de setembro de 2024 Uncategorized

Nesta quinta-feira (26/09), a turma da 2ª Série do Ensino Médio do UNIFACIG teve uma aula de Física um pouquinho diferente. O professor Humberto Vinício trouxe uma atividade prática e divertida: a construção de uma máquina de ondas. A proposta foi inspirada diretamente da página @facavocemaker, conhecida por promover atividades mão na massa que estimulam o aprendizado de forma criativa e envolvente. Durante a atividade, os alunos puderam explorar diversos conceitos importantes da Física, como o fenômeno da reflexão de ondas e a relação entre frequência e comprimento de onda. Tudo isso de maneira lúdica, construindo e experimentando com suas próprias mãos.

A máquina de ondas, feita com materiais simples, como palitos de churrasco, jujubas e fita adesiva, permitiu que os estudantes visualizassem como as ondas se propagam, como se comportam ao encontrar obstáculos e como diferentes frequências geram diferentes comprimentos de onda. Ao longo da construção e dos testes, os alunos tiveram a oportunidade de discutir, levantar hipóteses e confirmar na prática o que aprenderam em sala.

Além de trazer uma abordagem mais ativa para o ensino de conceitos teóricos, essa prática também incentivou o trabalho em grupo e o desenvolvimento de habilidades práticas e criativas. Atividades como essa mostram como é possível aprender Física de forma dinâmica e instigante, transformando a sala de aula em um espaço de experimentação e descoberta.

O professor Humberto destacou que o objetivo principal da atividade foi mostrar que a Física está presente no nosso cotidiano e pode ser descomplicada quando trabalhada de forma interativa. Para os alunos, a experiência foi uma forma de ver na prática como as teorias que estudam se aplicam ao mundo real, o que tornou o aprendizado mais significativo e divertido. Essas iniciativas demonstram como práticas inovadoras em sala de aula podem transformar o ensino, tornando-o mais acessível e interessante para os estudantes.

Joyce Jane

About Joyce Jane